sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"O Espectro de Wall Street"

"O Espectro de Wall Street - O crash financeiro e a crise de sobreprodução" é o título da conferência proferida por Francisco Louçã, que também pode ser ouvida aqui. O objectivo desta sessão era apresentar de uma forma simples uma interpretação dos principais factores da crise financeira. Agora, o Bloco editou uma brochura que transcreve a apresentação de Louçã. Leia-a aqui em pdf.
Ler mais...
( Via : www.esquerda.net )

1 comentário:

Anónimo disse...

Nesta fase da crise torna-se essencial este tipo de abordagens, ainda mais vindo de um especialista em ‘ciclos longos’ como o é o FLouçã, aqui investido mais na pele de pedagogo do que de político, mas é essa a exigência principal, neste momento. A reprodução deste tipo de análises é muito importante, talvez até em versão mais resumida do que esta (se não me engano, existe mesmo uma, tenho a ideia de a ter visto já), por forma a atingir um público maior.
Mas é um belíssimo contributo para a compreensão da crise – e fundamentação de alternativas à sua resolução. Como é o caso, insisto, do controle do sistema financeiro, não só para evitar o que se passou (ou está a passar) com os fundos de pensões, mas para acautelar todas as pequenas poupanças e o próprio investimento produtivo.