domingo, 6 de julho de 2008

Vergonha e nojo …

Ontem, à noite, a RTP N transmitiu um debate, para o qual convidou o actual Presidente do Boavista e um advogado representante do Penafiel, respectivamente “partes” interessadas no mui recente “Golpe de Estado abortado no Conselho de Justiça da FPF".
Provavelmente com o propósito de emprestar mais e melhor credibilidade ao debate esteve, em estúdio, para além do moderador, um tal senhor – apresentado como jornalista (?) - Manuel Queirós (MQ).
MQ - jornalista (?) – teve o cuidado de informar o auditório que não era jurista mas, instado a pronunciar-se, sempre foi debitando os seus (dele) “bitaites” de ordem estritamente jurídica.
Mas, verdadeiramente extraordinário foi quando MQ, jornalista (?), às tantas e muito seguro de si, lá desengatilhou que : “ o Benfica estará, naturalmente, por trás de tudo isso…” insinuando, de forma torpe e a propósito, que haviam Conselheiros no CJ da FPF nomeados pelo Benfica.
MQ – jornalista(?) – deveria estar mais e melhor informado dado que, assim, põe-se a jeito para fazer vencimento o velho ditado que : é muito mais fácil apanhar um “mentiroso que um coxo”.
Entretanto, e para memória futura, eis a composição/nomeação dos Conselheiros do CJ da FPF:
- Gonçalves Pereira – Presidente. Advogado e vereador da C.M. Gondomar. Indicado pela A.F do Porto
- Elísio Costa Amorim – Vice-Presidente. Advogado, deputado do PS, Indicado pela A,F, de Aveiro
- Francisco Mendes da Silva – Vogal. Advogado. Indicado pela A.F. de Viseu
- Álvaro Reis Baptista – Vogal. Advogado. Indicado pela A.F. de Castelo Branco
- Eduardo Santos Ferreira – Vogal. Advogado. Indicado pelo Sindicato dos Jogadores.
- João Carrajola Abreu – Vogal. Advogado. Indicado pela A.F. de Setúbal.
- José Pereira dos Reis – Vogal. Advogado. Indicado pela FPF.

Já agora, será que MQ – jornalista (?) – ainda se lembra (?) das razões pelas quais Gonçalves Pereira era (até sábado, dado que, agora, está preventivamente suspenso) o Presidente do CJ da FPF ?
Ora, e se bem se lembra (?), o ex-presidente , Herculano Lima, demitiu-se após o CJ da FPF ter reduzido a pena/castigo aplicada, então, a Valentim Loureiro. À data, da demissão e destes factos, Herculano Lima acusou Gonçalves Pereira de :

“ patrocinar uma ilegalidade “.
Gonçalves Pereira, como penso que sabe(rá), era à data dos factos e tal como agora, Vereador da C.M. Gondomar, cujo Presidente é – como penso que sabe(rá) – Valentim Loureiro.
Entretanto, e para compor este intricado(?) “ramalhete”, Elísio Costa Amorim, que abandonou a reunião do Conselho de Justiça do qual é Vice-Presidente, foi um dos principais organizadores do jantar que um grupo de deputados ofereceu a Pinto da Costa , em Maio passado, na Assembleia da Republica.
Ora, e como diz um amigo meu :

- se, agora e com os holofotes acesos, é assim, então como não seria dantes ?
Pois é, senhor MQ – jornalista (?) – tal como se diz na minha terra :

- por vezes, é muito mais fácil apanhar um "mentiroso que um coxo”

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Borges de Sousa,
Não tenho dúvidas que o Madaíl se prepara para dar continuidade à palhaçada que o Gonçalves Pereira inciou, arrastando o mais possível este processo, para que no final o resultado pretendido pelos agora acusados/condenados por corrupção fique garantido: o Boavista ficar na 1ª; o PC manter o FCP na Liga dos Campiões.
Apesar de hoje já ninguém ter dúvidas da tramóia montada, seria para mim uma surpresa que, no final, o resultado fosse diferente deste.

Carlos Borges Sousa disse...

O problema para Madail é que, para o Conselho de Justiça da LIGA, a "coisa" está consumada e, entretanto, tem à "perna" a FIFA que, ao que parece, não aceitará explicações da "treta".
Por outro lado, Madail já se terá apercebido que a correlação de forças está a mudar e que, no entretanto, perdeu todo o controlo que poderia ter no Conselho de Justiça da FPF.
De todo o modo, é bem possivel que queira, ainda assim, continuar com esta "coboiada".