quarta-feira, 16 de julho de 2008

Tabacaria Açoriana : local de Tertúlia obrigatória

( Tertuliantes de 15 de Julho 08 / Foto tirada pelo Serafim )
A Tabacaria Açoriana é, continua a ser, o ponto de encontro, um local de Tertúlia onde, diariamente, as pessoas se (re)encontram para conversarem sobre assuntos sérios; a mais das vezes descontraidamente e nem tanto assim, quando a “coisa”, aqui e acolá, dá para o torto …
A temática dominante é, claro, o futebol e a politica …
Agora, e sobretudo no defeso futebolístico, todos – uns mais que outros - são opinadores; são treinadores, analistas, estrategas, directores desportivos, etc … todos de “bancada”, porquanto, aqui, e na Tertúlia, não se usa de qualquer tipo de formalidade.
As pessoas não têm nenhum tipo de compromisso. Aparecem quando sentem vontade.
Há os que vão sempre, os que vão de vez em quando, os que vão pela primeira vez e os que, como eu, marcam presença sempre que, em férias, por cá estão.
Por aqui, a imaginação é muitíssimo mais importante que o conhecimento e se, por acaso e no que a “futebóis” e politica respeita, o conhecimento é limitado, então, a imaginação envolve o mundo e, assim, "resolvem-se" os assuntos ...
Eu, pela minha parte, não resisto e, sempre que por cá e aqui estou, imponho a mim próprio a presença diária. É, digamos, obrigatório.
E é, acreditem, imperdível.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho dúvidas de que, nessas tertúlias, a cor dominante é o vermelho: nos planos futebolístico e político. Daqui do Continente faço votos para que o próximo ano, em termos de futebol e a nível da política, o vermelho ganhe mais cor e, sobretudo, outra vida.

Carlos Borges Sousa disse...

Claro ...
Porém, todavia, contudo é entre os Benfiquistas que existem os maiores "sururus"; pois há sempre um que é mais Benfiquista que o outro ...