quinta-feira, 20 de novembro de 2008

BPN : a Justiça vai funcionar ?..

Depois de tudo quanto, nestes últimos tempos e em relação ao BPN, foi visto, dito e escrito, hoje, finalmente, houve lugar à primeira detenção
Ora, se neste caso, do BPN, ocorrer o mesmo que vem acontecendo com a operação Fair-play, em que as detenções são operadas às “mijinhas”, aguarda-se, assim e por isso, com natural expectativa, quem pode(rá) ser o próximo detido, ou quem sabe (?) os próximos detidos …

2 comentários:

Anónimo disse...

Ou muito me engano ou este vai seguir o mesmo caminho dourado de tantos outros que o precederam. Depois de bem espremido, o mais certo é ficar tudo ‘em águas de bacalhau’. Aliás e bem vistas as coisas, o que é que este fez de natureza substancialmente diferente (deixemos de lado a dimensão do ‘fenómeno’) que ‘todos os outros’ não fizessem também? Porventura foi mais habilidoso, mais imaginativo, seguramente mais ganancioso e ousado,...
O risco neste tipo de processos é poder passar a ideia de que tudo aconteceu (está a acontecer, penso que o pior está ainda para vir) apenas por obra de um conjunto de celerados, que importa punir (e importa mesmo),... ilibando-se o sistema de qualquer responsabilidade.
Punidos os prevaricadores, o sistema retomará a sua rota imaculada, salpicado, é certo, por estas nódoas – cujo processo, em última análise, até contribui para reforçar a sua legitimidade.
É o eventual branqueamento do sistema que decorre deste tipo de processos, que mais importa denunciar. Sem negar, claro, a importância e a necessidade de tais processos irem até onde for possível, pois o seu desenvolvimento pode até demonstrar-se muito elucidativo e tornar-se mesmo pedagógico.

Anónimo disse...

Carlos,

...apenas quero, na minha perspectiva de um "jovem" cidadão deixar duas notas sobre este teu post:

1) O título: "BPN: a Justiça vai funcionar?...";

Desculpa se a uma pergunta, responder com uma outra interrogação, mas... "Portugal: um (vital) pilar de qq democracia que é a Justiça alguma vez funcionou quando foi realmetne importante?

2) Não pude deixar de reparar que as palavras chaves associadas a este post foram: Justiça + Corrupção. Mais palavras para quê...


Abraço.