Estou, aqui, plantado à frente do ecran, com os dedos deslizando pelo teclado do computador - como se, outrora e diante de mim, tivesse uma folha de papel - e não sei, sinceramente, o que escrever; escrever o quê (?) nesse dia, para esse dia, o dia do Teu aniversário ?
Assim, e como forma de ultrapassar (?) essa (minha) incapacidade em saber, mesmo, o que (Te) escrever, recorro, na circunstância e abusivamente, a Raul Brandão seleccionando, para o efeito, este excerto que "retiro" do excelente «Se Tivesse de Recomeçar a Vida», e que reza assim :
«Sou um mero espectador da vida, que não tenta explicá-la. Não afirmo nem nego. Há muito que fujo de julgar os homens, e, a cada hora que passa, a vida me parece ou muito complicada e misteriosa ou muito simples e profunda. Não aprendo até morrer - desaprendo até morrer. Não sei nada, não sei nada, e saio deste mundo com a convicção de que não é a razão nem a verdade que nos guiam: só a paixão e a quimera nos levam a resoluções definitivas.O papel dos doidos é de primeira importância neste triste planeta, embora depois os outros tentem corrigi-lo e canalizá-lo… Também entendo que é tão difícil asseverar a exactidão dum facto como julgar um homem com justiça.Todos os dias mudamos de opinião. Todos os dias somos empurrados para léguas de distância por uma coisa frenética, que nos leva não sei para onde. Sucede sempre que, passados meses sobre o que escrevo - eu próprio duvido e hesito. Sinto que não me pertenço…É por isso que não condeno nem explico nada, e fujo até de descer dentro de mim próprio, para não reconhecer com espanto que sou absurdo - para não ter de discriminar até que ponto creio ou não creio, e de verificar o que me pertence e o que pertence aos mortos. De resto isto de ter opiniões não é fácil. Sempre que me dei a esse luxo, fui forçado a reconhecer que eram falsas ou erróneas.»
(Raul Brandão, in «Se Tivesse de Recomeçar a Vida»)
Um Feliz Aniversário !..
1 comentário:
Associo-me aos votos de 'Feliz Aniversário' do membro da família que, nestes três dias de 'festas contínuas', faltava ainda fazer anos.
No dia da Mãe... PARABÉNS, pois, à (também )Mãe.
Enviar um comentário