Bruxelas adoptou o programa Bruxellair para combater a poluição do ar e o tráfego, encorajando os automobilistas a renunciar à utilização do seu carro (entregando a matrícula) durante um ano em troca de um passe para todos os transportes públicos (incluindo bik-sharing e car-sharing) ou de uma bicicleta (de valor até 440 €). Existem também incentivos semelhantes para abater carros antigos. ( Via : Ecoblogue )
PS - nós, por cá, podemos ficar descansados (?) uma vez que :
o Governo está a elaborar Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
Mas, será que podemos, mesmo, ficar/estar descansados ?..
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4 comentários:
Há tantas medidas que poderiam ser aplicadas em benefício do ambiente antes de se chegar à distribuição de bicicletas ou de passes sociais por troca da matrícula do automóvel, tanto a nível de uma melhor articulação dos transportes públicos, como da gestão do espaço urbano (fixação de corredores pedonais, eliminação de zonas de estacionamento nas ruas e avenidas,...). Sem falar já da taxação dos veículos em função do número de ocupantes, das portagens à entrada das cidades, o que, lá está, pressupõe a existência daquelas medidas, por forma a propor alternativas e a facilitar a mobilidade dentro das cidades.
Quando se avança para a criação do tipo das agora anunciadas para Bruxelas, é porque já outras medidas foram tomadas e, no nosso caso, há muito ainda para pôr em prática antes dessas.
Aguardemos então pelo anunciado plano estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas de âmbito mais vasto do que o aqui trazido pela notícia, mas que certamente irá também influenciar. Sem quaisquer reservas ou desconfianças, até porque, neste domínio (o do ambiente em geral), Portugal apresenta alguns bons registos a nível internacional (preservação da biodiversidade, renováveis,...)
Meu Caro,
Eu, por mim, até gostaria de dar algum crédito ao Secretário de Estado do Ambiente, Eugénio Rosa, e deixar esta rapaziada do governo, deste governo a trabalhar ... e em paz, sobretudo no que ao ambiente respeita.
O problema, é quando boas medidas como seria, e por exemplo, a "obrigatoriedade" do pagamento dos sacos plásticos está na forja e, depois, porque outros valores mais "altos" se levantam, o que era BOM passa, num ápice, a ser MAU.
Olá Carlos!
É Humberto, o Eugénio é o economista do PCP :)
Sobre isto, corrosivo no Estrago da Nação
Obgº. Zé; foi, claro, um lapso involuntário da minha parte.
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