terça-feira, 24 de junho de 2008

Vale e Azevedo : o “bobo” e/ou o único “troféu” da justiça portuguesa ?..

Vale e Azevedo está, de novo e por via da comunicação social, na ordem do dia.
Lê-se, nos jornais, que habita numa luxuosa “mansão” e desloca-se num Bentley com motorista. Em Londres.
Há oito anos que Vale e Azevedo “anda” a ser julgado. Cumpriu seis anos de prisão. De cadeia; atrás das grades.
Vale e Azevedo, até parece que, por toda essa Comunicação Social (nos) é apresentado como um herói. Não como um bandido.
O problema, o grande problema é que Vale e Azevedo é exibido como praticamente o único “troféu” da justiça portuguesa nos/dos negócios de “colarinho branco”.
Repito : o único “troféu” da justiça portuguesa.
Bem se esfalfa Sua Excelência o Senhor Procurador Geral da Republica a explicar, ao país, que “tudo e todos são investigados em Portugal”.
É verdade. Sabe-se, lê-se nos jornais e ouve-se nas Tvs que Bancos, Comendadores, Operações Furacão estão em curso.
Porém, todavia, contudo não há quaisquer consequências.
Pelo menos não se “vê” resultados.
Não se “vislumbra” que um qualquer “colarinho branco” à excepção, claro, de Vale e Azevedo, haja sido condenado; que tenha sido, tal qual Vale e Azevedo, preso.
Ninguém, pelo menos, que se saiba. Ninguém que a Comunicação Social tenha, pelo menos, publicitado.
A safadeza é condenável, venha de onde vier, e toda ela, a safadeza, merece censura e, assim e por isso, acho que todos os criminosos, depois de devidamente julgados, devem pagar pelos seus actos.
Porém, e em Portugal, não se “vê”, não se “sente” que a justiça esteja realmente a funcionar.
Pelo menos, e enquanto cidadão, é legitimo que me interrogue, que me preocupe e que exija que a justiça, no meu País, possa funcionar por forma a que não aconteça que "uns ladrões roubam e são enforcados; outros roubam e enforcam" como refere o Padre António Vieira no Sermão do Bom Ladrão.
Enfim, toda esta “cena” com Vale e Azevedo é, infelizmente e em meu entender, uma derrota da/para a Justiça Portuguesa

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo CBS,
Eu que até nem sou SLB estou algo solidário com o teu ex-presidente.
Parece impossivel mas é verdade, é o ÚNICO que foi julgado e preso em Portugal.
Ao pé, por exemplo, do Pedro Caldeira o Vale e Azevedo é um menino de coro ( e, olha, que sei do que estou a falar ).
Há uns tempos atrás colocaste no Blogue uma noticia sobre o processo da compra do equipamento para as comunicações do estado.
Nesse mesmo dia a TVI passou uma interessante reportagem e li, penso que ontem que o tal ministro do governo de Santana Lopes, penso que Sanches, nunca foi ouvido no processo.
Não sei como é que querem que o Povo acredite na Justiça. Hoje na TVI pouco antes do almoço um jornalista dizia, e com toda a razão deste mindo, que os Juizes eram em 26 de Abril de 1974 os mesmos que julgavam em 24 de Abrl de 1974.
Não queria ir por ai, mas que é uma tristeza lá isso é. E, é como muito bem dizes : Vale Azevedo é o único troféu da justiça portuguesa. Eu só não sei é porque colocas troféu entre comas.
Força Amigo.
AB

Carlos Borges Sousa disse...

Caro Anónimo/AB(?),
Tambem li, estupefacto, a noticia referente à adjudicação do sistema de transmissões para as forças de segurança e protecção civil que custaram ao estado, ao que parece, cerca de cinco vezes mais.
E, pelo que li e ao que parece, um senhor Magistrado terá entendido que "isto" não seria, no entendimento dele, relevante e, assim, entendeu não ouvir o ex-ministro e ex-magistrado Daniel Sanches que, por sua vez, havia trabalhado para a empresa à qual adjudicou/assinou o contrato.
Enfim, "coisa" de somenos porque o senhor Magistrado terá entendido que, na circunstância, não havia matéria criminal para acusação.
Sendo certo que os senhores Magistrados é que decidem de/da Justiça, o facto é que - segundo se lê - o Estado terá sido lesado, mesmo, em 400.000,00 € (quatrocentos nmilhões de euros)
E... assim se faz Portugal e, depois, querem que acreditemos na JUSTIÇA !!!

Anónimo disse...

É triste ver a falta de Justiça em Portugal. Seria bom que se fizesse uma pesquisa sobre as personagens importantes da nossa sociedade que, indiciados em crimes, os processos nunca conseguiram levar à sua condenaçao, por esta ou aquela razao. Bom trabalho amigo CBS. Um abraço do "careca".